27 de jul. de 2008

Batman

Batman não é um herói. E tão menos um vilão. Ou se morre herói, ou vive-se o bastante para ser um vilão.
Mas ele não vive. Ele não pode viver. Apenas aparece, existe, e depois some - porque ele não pode viver com a sociedade que tanto gosta de proteger. Ou devo dizer que gosta de tentar purificar? Eu riria na cara dele, se possível, porque esta medíocre Gotham City que ele tanto sonha e se pôs simplesmente não existe.
Gotham, por si só, é sinônimo de corrupção. Sujeira. Desonestidade. E nenhuma dessas palavras me causam asco.
Elas apenas me animam - a provar que ela pode ser mais. Muito mais. E ser menos que aquilo que Batman quer.
Ele é o que Gotham precisa, e não o que ela merece. E eu me pergunto se ele é tão baixo a esse ponto e se ele realmente pode assumir todas as faces que esse suburbio populacional unido se transforma.
Ria junto comigo. Afinal, alguém que não vive é ninguém, e ninguém pode ser tudo o que um povo precisa. Se é que há realmente um povo precisando de alguma coisa. Mas eu gosto mesmo de indagar se não é o Batman quem precisa de Gotham, porque Gotham sem Batman é a mesma porcaria de sempre, mas será que existe, pelo menos, um Batman sem sua cidade massacrada para ser transformada em um lugar de pleno idealismo utópico?
Sinto muito, senhor cavaleiro das trevas, mas você sim depende da sujeira daqueles que acham que dependem de você. Só que eles não são passíveis de ver que você é um homem só, escondido por algo você mesmo criou e eles são muitos, escondidos por algo que não existe.
Não há coisa mais nítida que a poeira.
Porém, Batman também é mais que poeira. Ele é uma neblina densa, e isso porque o homem por de trás dele é alguém repleto de mistérios. E não há nada mais instigante do que os mistérios da vida de um alguém.
E sabe qual a diferença entre os caras maus que ele lutou e eu? É que aqueles caras conheciam o Batman.
E eu conheço Bruce Wayne.

______________________________
Um surto após assistir ao filme 3 vezes (contando que duas não valeram). Tem frases que estão no filme, mas o resto é meu. E aí?!

2 comentários:

Penny disse...

Agora que eu assisti ao filme, me dou o direito de comentar.
Batman depende de Gotham. AMEI sua conclusão. Amei o texto. Amei o filme. *-*

Anônimo disse...

por deus!
que texto mais cheio de conclusões e interpretações...
"mas você sim depende da sujeira daqueles que acham que dependem de você."
é aquela velha lei de q nada existe sozinho...

=**