27 de fev. de 2008

Impossibilidade

O ser humano sempre foi o exemplo não-fictício de que há ambiguidade. Mesmo ao negar, ele sempre tenderá para o lado do mal, pois o ego é algo que facilmente se fragiliza.
O mal - não dito como algo perverso ou imprudente, apenas como uma ação para o benefício próprio - é a principal arma para não desestruturar este ponto tão abstrato e presente em vida, pois ele alimenta o individualismo egocêntrico. No entanto, a mentalidade é completamente diferente da natureza. Muitos acreditam que tal inclinação é condenável, uma vez que todos pregam o altruísmo como principal salvação mundial - tanto social quanto espiritual.
A divergência de pólos nesse conceito acontece porque há duas posições confrontando-se: o lado social, de viver-se em comunidade e, por isso, não se deve ser egoísta, e o primórdio dos tempos como ancestrais do ser humano de hoje, que mais valia a sua própria sobrevivência que a do outro. Mas a questão é mais sutil.
O mal impõe-se sobre todos em pequenas atitudes, pequenos detalhes quase irrelevantes que fazem a diferença. Um sorriso mais largo, uma piada mais extensa ou um comentário até então inexistete pode ser o indício de um interesse interno e totalmente individual. E ao notar-se, não há como saber se é de pura naturalidade ou uma forma de conquista - uma tática de guerrilha.
Pode ser que as impressões falhem, e que nada seja fruto da mais pura e fértil imaginação. Porém, se não for, será a descoberta de que nenhum caráter humano é correto em 80% - e, então, haverá decepção.

Um comentário:

Morgana Onirica disse...

o homem não é correto em uns 50%.
por mais que pareça melhor estar sempre ligado ao todo, nossos instintos individuais ainda falam muito alto; inevitavelmente acabamos seguindo o que ele diz, mesmo que muitas vezes a consciência coletiva diga que não é justo.
eu sempre achei que era à favor da coletividade, mas descobri que isso é só uma maneira de tentar se projetar nos outros. por mais que não consigamos viver sozinhos, em muitas situaçãos prevalece nosso benefício próprio.
a decepção só aconetece quando vc coloca expectativas demais nos outros. eu estou tentanto parar com isso...
=)

ah: adorei a nova carinha do seu blog; ficou muito linda, muito significativa e representativa. acho que vc acertou uns 100%.
\o/