12 de fev. de 2008

Só para constar

Perguntaram-me hoje se eu não temia que alguém roubasse (de uma forma muito chucra de se dizer) as idéias que aqui escrevo em relação ao fandom de Harry Potter. Oras, que perguntinha mais impertinente! Claro que temo - mas ainda preservo dentro de mim um quê humanista, crente em seus ideais para com o ser humano.
A minha resposta, não de imediato como gostaria, foi posta em palavras de uma forma que talvez, creio eu, não tenha agradado quem me perguntou.
A questão é que todo ficwriter, desejoso por sua própria versão de fatos ou personalidades, não acata a imaginação dos demais porque ele dispõe da sua própria. E que graça teria um enredo que não nasce de seu ímpeto?! Não é a mesma satisfação, o mesmo prazer. O sorriso que brota no final não tem o mesmo brilho daquele que esperou por um processo longo de cenas e caráters construídos para aparecer.
Claro que há aqueles que são adeptos à lei do mínimo esforço. Mas em quê, retruco eu, isso satisfaz? Por mais que sejam as suas palavras, não é a sua cabeça ali.
Por isso, respondo, sucinta: temo sim, mas acredito que outros também temem. Enquanto prevaler que a recíproca é verdadeira, nenhum ficwriter precisará de idéias alheias. Provar a capacidade é mais nobre que desenvolver uma idéia.

Um comentário:

Morgana Onirica disse...

bem, como sempre, você falou tudo o que era preciso ser dito.
quem escreve sabe como é especial poder ver uma idéia própria ali publicada e divulgada. não se pode negar que existam fragmentos de idéias de outras pessoas presentes em seus prórpio texto, afinal trata-se de uma fanfic. mas nada que possa exceder inspirações.

bessos...